quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Sobre Chakras...





Segundo a filosofia ioga, dentro do corpo humano existem canais (nadis) por onde circula a energia vital (prana) que nutre órgãos e sistemas. Existem várias rotas diferentes e independentes por onde circulam esta energia. Os chakras são os pontos aonde essas rotas energéticas estão mais próximos da superfície do corpo.
Imagine que os Chakras são uma lâmpada com uma tomada do lado. Eles tanto indicam a quantidade de energia naquele sistema específico como podem ser usados para recarregar a energia do sistema. Existem muitos canais e uma grande divergência quanto ao número exato. Algumas linhas afirmam existir 32, outra 114 e ainda 88.000 - sendo assentes todos que os principais são sete.
A palavra chakra vem do sânscrito e significa roda, disco, centro, plexo. Nesta forma eles são percebidos por videntes como vórtices (redemoinhos) de energia vital, espirais girando em alta velocidade, vibrando em pontos vitais de nosso corpo. Os chakras são pontos de interseção entre vários planos e através deles nosso corpo etérico se manifesta mais intensamente no corpo físico.

Os vedas (2.000 a. C.) contêm os mais antigos registros sobre chakras de que se tem notícia. Quando foram escritos, a Yoga já sistematizava o conhecimento e o trabalho energético dos chakras.São sete os principais chakras, dispostos desde a base da coluna vertebral até o alto da cabeça e cada um corresponde à uma das sete principais glândulas do corpo humano. Cada um destes chakras está em estreita correspondência com certas funções físicas, mentais, vitais ou espirituais. Num corpo saudável, todos esses vórtices giram a uma grande velocidade, permitindo que a "prana", flua para cima por intermédio do sistema endócrino. Mas se um desses centros começa a diminuir a velocidade de rotação, o fluxo de energia fica inibido ou bloqueado - e disso resulta o envelhecimento ou a doença.
Os chakras são conectados entre si por uma espécie de tubo etérico ( Nadi ) principal, chamado "sushumna", ao longo do eixo central do corpo humano, por onde dois outros canais alternados "Ida" que sai da base da espinha dorsal à esquerda de sushumna e "pingala" à direita ( na mulher estão invertidas estas posições ).Os nadis conduzem e regulam o "prana" ( energias Yin e Yang ) em espirais concêntricas. Estes nadis são os principais, entre milhares, que percorrem todo o corpo em todas as direções, linhas ,meridianos e pontos.

Para os hindus os nadis são sagrados, é por meio da "Sushumna" que o yogi deixa o seu corpo físico, entra em contato com os planos superiores e traz para o seu cérebro físico a memória de suas experiências.

O Corpo físico e os corpos sutis:

Possuímos muitos corpos além do físico, o corpo que nos circunda é, em realidade, um corpo de energia e consciencia. Possuímos tambem um corpo mental, um corpo emocional, assim como um vasto corpo de luz. No caminho da autodescoberta é importante e um tanto inevitável que nos tornemos familiarizados com todos eles.
Nosso corpo de luz é algumas vezes tambem conhecido como corpo sutil e frequentemente visto por paranormais e chamado de aura.

Nosso corpo físico tem uma ligação sutil com o mundo astral. É através do desequilíbrio desta energia vital que as pessoas adoecem e acabam obstruindo esta ligação com o Divino. Daí, a relação entre as doenças e as crises emocionais. É muito comum vermos pessoas que acabam somatizando e transformando energias como: depressão, raiva, solidão, em doenças físicas como câncer e outras mais graves. Nosso corpo físico tem pontos, que quando ativados, fazem fluir a energia vital, nos trazendo alegria e, principalmente, saúde. É através dos nadis (meridianos) - caminhos invisíveis dentro do nosso organismo - que a energia vital caminha por todo o nosso corpo e chega aos chakras, em pontos que concentram vibrações mais específica


Os chakras estão associados com aspectos dos corpos físico,mental e emocional. Existem aspectos da consciencia e características de comportamento associados a cada chakra. Quando alguem medita sobre um chakra, pode perceber os diferentes níveis de consciencia.:

  • Primeiro chakra: é chamado chakra da raiz e está localizado entre o ânus e os genitais, na base da coluna. A consciencia associada a esse chakra é aquela da segurança, da sobrevivencia física,dos mecanismos de luta-fuga e lutas de vida ou morte.


  • Segundo chakra: é chamado Hara está localizado entre o umbigo e os genitais. Sexualidade,procriação, as emoções de nutrição e assuntos de família(ou tribo) estão associados a ele. É o portal para o infinito.


  • Terceiro chakra: é chamado Plexo Solar e está localizado na "boca" do estomago. É o centro do poder e é onde trabalhamos com assuntos de poder e impotencia,vitma-tirano,perda-ganho,sucesso-fracasso e, domínio manipulação e controle. É onde aprendemos as lições associadas ao poder polarizado,à autoridade,nome e fama.


  • Quarto chakra: é chamado cardíaco está localizado no coração. A consciencia associada com este chakra é a do amor, da fé,da devoção, do dever e da compaixão. Tambem é associada com a atração e repulsão em relacionamentos amorosos- rejeição e aceitação.


  • Quinto chakra: é chamado laríngeo e está localizado na garganta. É o centro energético da voz, expressão,arte,conhecimento,maestria e entrega à vontade divina.


  • Sexto chakra: está localizado entre as sobrancelhas e é conhecido como "terceiro olho". Este é o centro energético da consciencia, sabedoria, insight, clarividencia e percepção psíquica.


  • Sétimo chakra: está localizado no topo da cabeça e é conhecido como chakra da coroa porque se posiciona na cabeça como uma coroa. Ele é um vórtice de energia que se abre para cima como um funil. O chakra da coroa está associado à nossa conexão divina, ou união com tudo-o-que-há.

Terapia Corporal: rpg, Yoga massagem Ayurvedica, reiki, aulas de chi kung