quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

O QUE O QI GONG PODE FAZER POR SUA SAÚDE

A base da medicina e de todos os cuidados chineses com a saúde é o chi ou Qi(energia). Todas as práticas médicas chinesas, incluindo fitoterapia, acupuntura, massagem terapeutica, traumatologia e a terapia do chi kung, voltam-se para a correção da desarmonia energética. Se o fluxo de energia estiver desarmonioso, afetará o funcionamento normal e saudável e se manifestará como uma disfunção do corpo (e da mente).
O Qi Gong terapeutico ou exercícios terapeuticos chineses é uma prática milenar de exercícios voltados para saúde, sendo o resultado de alguns milhares de anos de experiencia do homem no desenvolvimento do uso da energia cósmica para vários propósitos definidos. Os antigos mestres desenvolveram as artes da energia para curar doenças, promover a saúde e a longevidade, melhorar as habilidades de luta, expandir a mente, alcançar níveis diferentes de consciência e atingir a espiritualidade. Dentro desse universo, saúde engloba não só o bem estar físico, mas tambem emocional, mental e espiritual.
Seus exercícios atuam em todo corpo proporcionando desenvolvimento muscular, aumentando a resistência ao esforço físico e às infecções, melhorando funções fisiológicas, fortalecendo órgãos internos, retardando o envelhecimento, recuperando a memória, acalmando a respiração e a mente.
O Qi Gong é um instrumento complementar a qualquer plano de tratamento, seja da medicina ocidental,seja da medicina holística, seja ainda da medicina chinesa. Transcendendo o âmbito limitado das doenças e dos tratamentos, o Qi Gong torna-se um instrumento eficaz para o domínio da vida e da tranformação pessoal.
Os benefícios do Qi Gong afloram com a prática regular e constante. E, esse é um preço pequeno comparado com as poderosas mudanças que você pode obter para toda a vida.

Curar e tratar de doenças requer persistencia e regularidade

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Mais Sobre RPG...

Nossa musculatura estática está sempre contraída para a manutenção da postura e pronta para entrar em ação. É como um carro em ponto morto: ele não está em movimento, mas está ligado e pode começar a andar a qualquer momento. Já os músculos dinâmicos que são responsáveis pelo movimento ativo entram em estado de relaxamento quando não estão sendo usados. Os músculos estáticos em estado patológico se retraem ou encurtam, manifestando- se pelo aparecimento dos desvios posturais.
Os desvios posturais podem ter inúmeras causas como: maus hábitos posturais ou profissionais, alterações congênitas ou adquiridas, fatores emocionais; mas seja qual for a causa, o desvio será fixado pela retração das estruturas relacionadas aos músculos estáticos, que são agrupados em um conjunto comumente chamado de cadeias musculares. Podemos pensar em nosso corpo como um quebra cabeças, em que, se uma peça está fora do lugar, todo o conjunto se desequilibra. Assim , quando alguma parte do corpo dói ou está muito tensa, todo o conjunto reage para compensar e algumas peças acabam se contraindo, curvando, entortando...

O tratamento com RPG é realizado através de posturas estáticas, com o objetivo de atuar neste conjunto de cadeias musculares, de modo que os músculos estáticos sejam alongados. As posturas são feitas juntamente com exercícios respiratórios, no qual o paciente faz 80% do trabalho, seguido da orientação do fisioterapeuta. O tratamento pode durar de 3 meses a 2 anos, com uma sessão semanal de 50/60 minutos.

Terapia Corporal: rpg, Yoga massagem Ayurvedica, reiki, aulas de chi kung